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Era 20:19 no aeroporto Salgado Filho do dia 27 de Fevereiro de 2000 quando o Boeing 737-4Y0 prefixo PT-TEO (cn 24692) procedente de São Paulo (Guarulhos) realizando o voo 202 da Transbrasil com 111 ocupantes (7 tripulantes/ 104 passageiros) saiu da pista 29 e foi parar dentro de um buraco no Salgado Filho.
O Boeing possuía na época 9 anos e 3 meses tendo seu primeiro voo dia 21/11/1990. Todos os passageiros saíram vivos.
Abaixo imagens do PT-TEO.
Por incrível que pareça, esta aeronave foi recuperada e logo depois deixou de voar na Transbrasil. Abaixo por quais companhias aéreas a aeronave voou.
EI-CBT SASHA 18/12/1990
PT-TEO Transbrasil 28/01/1991
PT-TEO Varig 30/06/2000
PP-VQT Varig 28/11/200
N692HE GECAS 04/10/2002
EC-IRA Air Europa 12/08/2003
PK-LIR Lion Air 01/02/2006
PT-TEO Transbrasil 28/01/1991
PT-TEO Varig 30/06/2000
PP-VQT Varig 28/11/200
N692HE GECAS 04/10/2002
EC-IRA Air Europa 12/08/2003
PK-LIR Lion Air 01/02/2006
PT-TEO no hangar da Varig
Hoje, o ex-PT-TEO, voa na Lion Air da Indonésia com o prefixo PK-LIR. Abaixo imagens.
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Agradeço ao Igor pela sugestão da matéria especial.
14 comentários:
ÓTIMA MATÉRIA!!!!
Brilhante
Me lembro bem desse dia, ouvi toda movimentação na Rádio Gaúcha.
No outro dia no JA o Lasier estava indignado com o acontecido, e já implorava por melhorias na pista do Salgado Filho.
Ótimo tópico Matheus!
E outra não sinto segurança em voar nesta aeronave não, estas coisas deviam ser proibidas.
Mesmo caso do PT-WHK Fokker 100 da Tam que sofreu uma explosão em pleno vôo em 1997.Um maluco levou uma bomba e o próprio foi arremesado da aeronave.Teve um rombo na fuselagem e o piloto conseguiu pousar a mesma.
Depois recuperado, vôou na Girjet da Espanha e hoje voa na OLT da Alemanha.
Corrigindo o suspeito de levar a bomba não morreu http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL65267-5605-58,00.html
e o PR-GOO continua na gol até hoje depois de sair sa pista e bater no muro lá em navegantes-sc.igor , nada que uma boa chapeaçãozinha e pintura não resolva, hehesrsr .tambem teria receio de viajar numa aeronave dessas.
Verdade continua lá http://www.baaa-acro.com/Photos-18/PR-GOO-4.jpg
Igor de Campo Bom, o Lasier estava indignado? Mais uma vez, a imprensa falando do que não conhece (como sempre).
O incidente ocorreu unicamente por um erro operacional. O toque no solo aconteceu depois da metade da pista, era impossível parar ali, mesmo se estivesse seca, com o vento daquela noite.
Esta ouvindo a fonia, e lembro muito bem das tentativas anteriores, mesmo com as condições totalmente desfavoráveis ao pouso.
Abraço!
Michael - Canoas
Michel, ele estava cobrando para que apurassem de quem era a culpa.Procurei mas não encontrei resultado da investigação.
Segundo informações do site conjur.com.br este incidente iniciou uma série de divergências na cia.
"As divergências entre as empresas começaram quando um avião operado pela Transbrasil passou por um incidente de aquaplanagem em Porto Alegre. A GE pedia na época que a empresa reconhecesse a perda total da aeronave a fim de poder receber o valor total do seguro. Como a Transbrasil se negou a satisfazer a GE, esta ingressou com o pedido falimentar utilizando-se de um título já pago, além de cobrar outras dívidas igualmente pagas."
Eu controlei esta aeronave na ocasião do acidente, não transferi o tráfego para a Torre, pois havia forte turbulência (windshear) e a troca de freqüência seria mais uma tarefa para os pilotos. Pousou comigo no APP Porto Alegre (Controle Radar).
Rinaldo RAIMANN Ribeiro
Controlador de Tráfego Aéreo da FAB.
Eu tava nesse voo, o avião aterrissou do meio da pista pro fim.
Mas o avião só aterrissou pro meio da pista pro fim por que na cabeceira da pista tinha um MD 11 da Varig, assim obrigando o piloto a passar por cima do Varig.
Mas o avião só aterrissou pro meio da pista pro fim por que na cabeceira da pista tinha um MD 11 da Varig, assim obrigando o piloto a passar por cima do Varig.
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