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História da Varig
7 de Maio de 1927: O alemão Otto Ernst Meyer cria a Viação Aérea Rio Grandense e no mesmo ano a companhia começa a ligar Porto Alegre-Pelotas-Rio Grande com uma aeronave atlântica.
1932: A companhia comprou seu primeiro avião com trem de pouso, um Junkers A-50 e depois o Junkers F-13.
1941: Presidente da companhia desde a sua fundação, Otto Meyer entrega o cargo ao primeiro funcionário da companhia, Rubem Martin Berta, que a presidiu até sua morte em 1966.
1942: Já com denominação Varig, a companhia inicia sua primeira rota internacional, ligando Porto Alegre a Montevidéu.
1945: Rubem Berta cria a Fundação dos Funcionários da Varig, que em 1966 passa a ser chamada de Fundação Rubem Berta. Berta convenceu os acionistas a doarem 50% das ações da empresa para a entidade. Ao longo dos anos, a fundação aumentou essa participação acionária até controlar 87% do capital votante da empresa.
1955: A Varig adquire os Lockheed Constellation para realizar voos em Nova Iorque.
1959: A companhia substituiu os Lockheed pelos Sud Aviation Caravelle SE-210, o primeiro avião a jato da companhia.
1960: Entra em operação o primeiro Boeing 707 da companhia (PP-VJA).
1962: Chegou o primeiro de 14 Lockheed L-188 Electra que se tornaram famosos na ponte aérea Rio-São Paulo.
1965: Com a falência da Panair, que era na época a companhia brasileira com maior malha internacional, a Varig assume as rotas da ex-concorrente para a Europa.
1968: A Varig inicia suas operações no Japão.
Propaganda da Varig divulgando o inicio das operações no Japão. Agradeço a minha amiga e leitora do blog Graça pelo envio do vídeo.
1974: A companhia recebeu o primeiro de 12 Douglas DC-10-30 (PP-VMA) e o primeiro Boeing 737-200.
Douglas DC-10-30 da Varig
Boeing 737-200 da Varig
1981: Foi incorporado a frota da companhia o primeiro Boeing 747 (PP-VNA).
1990: O ex-presidente Fernando Collor de Mello abre o mercado da aviação nas rotas internacionais. A partir deste momento passaram a concorrer com a Varig nestes trechos a Vasp e a Transbrasil. O governo permitiu ainda a entrada de novas companhias estrangeiras para disputar este mercado. A partir desse momento a Varig começa a apresentar prejuízos financeiros.
1991: Chegaram os dois primeiros MD-11 (PP-VOP e PP-VOQ), seguidos pelo Boeing 747-400 (PP-VPI).
1992: A companhia realiza o último voo com o Lockheed L-188 Electra (PP-VLX) na rota Rio-São Paulo. Abaixo temos o vídeo.
1993: Inicia o processo de reestruturação na empresa.
1996: Acontece a mudança da identidade visual da companhia.
1997: A Varig entra para a Star Alliance.
2000: Criação da Varig Log.
2001: No final do ano a companhia adquire o primeiro Boeing 777 (PP-VRA), batizado como Otto Meyer. A companhia também vendeu a Varig Log e a VEM (Varig Engenharia e Manutenção).
777 (PP-VRA) pousando em Porto Alegre
2003: A Varig e a TAM assinam um memorando de intenções para se unirem e começam a compartilhar voos. A cogitada fusão, no entanto, não acontece. A Varig perde a liderança no mercado doméstico para a TAM.
2004: As duas companhias cobram o mesmo preço em diversos trechos e chegam a propor a criação de uma empresa gestora dos voos compartilhados, ideia que também não foi levada a cabo. A Seae recomenda ao Cade a suspensão do code-share por causar danos ao consumidor.
2005: Com o fim do compartilhamento de voos, a Varig cancela as rotas. A Gol ultrapassa a Varig no mercado doméstico em Abril, deixando a Varig em 3º lugar no mercado nacional.
2006: Em julho de 2006, a companhia foi vendida por 24 milhões de dólares, em leilão, para a VarigLog, que assumiu 245 milhões de reais em bilhetes emitidos e o passivo de 70 milhões de reais do Smiles.
A VarigLog se comprometeu a emitir debêntures (títulos de dívida) de 100 milhões de reais, que poderiam ser convertidas em 10% de participação na nova empresa para funcionários e credores com garantias, como o Instituto Aerus de Seguridade Social, fundo de pensão dos empregados da empresa. A VarigLog foi a única empresa a participar do leilão. Segundo analistas, o risco de sucessão de dívidas foi o principal fator que afastou o interesse de outras empresas nos leilões da Varig. Um dos deveres do novo dono seria garantir um fluxo de caixa anual de 19,6 milhões de reais usado para pagar os credores da "velha Varig" nos próximos 20 anos.
Em 28 de julho de 2006, começaram as demissões na empresa, totalizando somente neste dia mais de 5000 postos de trabalho cortados, sem o pagamento das verbas rescisórias, que estavam arroladas no plano de recuperação judicial, bem como os 4 meses de salários atrasados e dívidas diversas com os mesmos.
Em 28 de novembro de 2006, a Varig anunciou que ia operar mais sete rotas entre 18 de dezembro e 4 de março. Desta forma, a empresa passou a voar para 12 destinos nacionais e quatro internacionais: Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Seguro, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Manaus (nacionais), e Caracas, Bogotá, Buenos Aires e Frankfurt (internacionais).
Em 14 de dezembro de 2006, a Varig recebeu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) da Anac e as demais concessões para funcionamento, iniciando, em definitivo, a nova Varig.Fonte: Wikipédia
2007: Em 9 de Abril de 2007, a Varig é comprada pela Gol Linhas Aéreas.
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Frota da companhia (1927 - 2008)
Para ver a lista completa de aeronaves utilizadas pela Varig clique aqui.
Abaixo algumas imagens da frota.
DC-3 (Primeiro avião desse tipo utilizado pela Varig)
Convair 240 (Primeiro avião pressurizado pela Varig)
Lockheed L.1049G Super Constellation (Primeiro quadrimotor da companhia)
Boeing 707
DC-8-33
Boeing 727
Boeing 737-300
Airbus A300
Boeing 747
Boeing 757
Boeing 767
Boeing 777
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Mapas de rotas
Temos aqui imagens dos mapas de rotas da companhia. Para visualizar os mapas clique aqui.
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Vídeos
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Safety Instructions (Instruções de segurança)
Boeing 767-300
Boeing 767-300 OC
Boeing 737-400
Boeing 737 NC
Boeing 777
Boeing 757-200
DC-10-30
Lockheed Electra
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Espero que tenham gostado. Se você tiver alguma imagem que podemos acrescentar a essa postagem, envie para poaaovivo@yahoo.com.br
Você já viajou de Varig? Comente abaixo!
18 comentários:
Para mim a melhor empresa aérea brasileira que já existiu. Varig sempre!
Ah Varig! Apesar de nunca ter voado, quanta saudade. Infelizmente, não podemos desejar "muitas felicidades, muitos anos de vida..."
Tenho guardado comigo uma edição da Ícaro Brasil, e um broche acompanhado de uma miniatura de B747 (rsrsrs), partes de um kit, o qual meu querido irmão consumiu com os outros objetos. Que matéria sobre a despedida do Electra. Lembrei de ter visto uma na RBS, a respeito de voos panorâmicos realizado com o DC-3 do Aero Clube. Pena que foram extintos. A propósito: não é um DC-3 que esta abandonado ao lado do antigo museu?
Parabéns pelo trabalho.
Abraço!
Legal a matéria, mas eu não entendi o que isso tem a ver com cabras e laranjas..........cp8&6di
em minha alma você ficou gravada, e nunca será esquecida! Parabens VARIG
Cheguei a ir no Museu da Varig em POA em 1994 e entrei no DC-3 (acho eu) que está lá até hoje... mesmo com museu fechado.
NUNCA VAI EXISTIR IGUAL. SO QUEM TRABALHOU NELA SABE DISSO.. VARIG VARIG VARIG
Sem dúvida uma ótima companhia.
Trabalhei no departamento de propaganda da Varig de ago/89 a jun/95 e pude ver com meus próprios olhos o que uma diretoria sem escrúpulos fez com a nossa Varig.
Que pena! sem duvida foi um dos meus melhores momentos. voei muito por essa empresa que está no fundo do meu coração.
Fui a Nova Iorque em 1980.
Tanto na ida quanto na volta,o equipamento foi DC-10.
Uma delícia de avião.Muito confortável e espaçoso.
Foi realmente uma pena terem deixado a Varig falir.
O governo poderia ter dado uma "mãozinha" e depois deixá-la andar com as próprias pernas!!!
João Carlos.
Varig operou até Abidjan - Rio de Janeiro, histórico isso!
Em 1982 fui a Moçambique pela Varig num DC-10, excelente equipamento, mas subutilizado na época naquela rota. Voltei num 707 misto passageiros-cargueiro, via Angola. Em 1995 fui ao Japão num 747. Um longo mas confortável vôo na classe executiva. Tratamento vip.Bons tempos daquela Varig. Aliás, meu primeiro vôo em jato foi pela Varig, em 1976.
Puxa, muito legal a matéria! Bem completa! Quem dera se a Gol resolvesse trazer a estrela da Varig no Brasil novamente... ia ser ótimo, inclusive para ela mesma!
a melhor empresa de aviação civil,muitas saudades de quem um dia fez parte déla.
A VARIG tomou o lugar da PANAIR e passou a ser a maior do Brasil.
Depois, faltou visão de negócio e mudança de cultura. A Varig era grande e a melhor, acharam que isso era imutável, mas não era. O Brasil perdeu um de seus ícones lá fora, a VARIG.
a Varig nunca vai chegou aos pés da Panair.
E é o que se diz: aqui se faz, aqui se paga. Bem feito ter quebrado!Mais do que merecido.
A varig cresceu encima da injustiça feita para a Panair. O Rubem Berta nao tinha escrupulos.
a Varig nunca vai chegou aos pés da Panair.
E é o que se diz: aqui se faz, aqui se paga. Bem feito ter quebrado!Mais do que merecido.
A varig cresceu encima da injustiça feita para a Panair. O Rubem Berta nao tinha escrupulos.
Infeliz seu comentario Sophie,pois a Varig nao teve nada a ver com o fim da Panair. E sim o golpe da época. Como foi comprovado posteriormente.
Alguém que possua o vídeo do comercial da Varig com a Banda do Colégio São João em Porto Alegre, poderia posta-lo aqui.
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